sexta-feira, 8 de junho de 2007

As principais fontes da energia renováveis

Energia solar
  • Praticamente inesgotável, a energia solar pode ser usada para a produção de electricidade através de painéis solares e células fotovoltaicos.
    Os painéis fotovoltaicos são uma das mais promissoras fontes de energia renovável. A principal vantagem é a quase total ausência de poluição. No entanto, a grande limitação dos dispositivos fotovoltaicos é seu baixo rendimento. Outro inconveniente são os custos de produção dos painéis, elevados devido à pouca disponibilidade de materiais semicondutores.

  • Energia Hídrica

  • A energia hídrica é aquela que utiliza a força cinética das águas de um rio e a converte em energia eléctrica, com a rotação de uma turbina hidráulica.
    À excepção das grandes indústrias hidroeléctricas, que atendem ao vasto mercado, há também a aplicação da energia hídrica no campo através de pequenas centrais hidroeléctricas (PCHI), baseadas em rios de pequeno porte. A região Centro - sul do país é especialmente propícia ao uso desse tipo de recurso.
    As pequenas centrais são capazes de suprir uma propriedade e alimentar seus geradores. Na Europa, muitos sítios e chácaras se utilizam dessas instalações como fonte alternativa.
Energia da biomassa
  • Há três classes de biomassa: a biomassa sólida, líquida e gasosa.
    A biomassa sólida tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura , os resíduos das florestas e a fracção biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.
    A biomassa líquida existe em uma série de bio combustíveis líquidos com potencial de utilização, todos com origem nas chamadas "culturas energéticas". São exemplos o bio diesel, girassol; o etanol, produzido com a fermentação de hidratos de carbono (açúcar, amido, celulose); e o metanol, gerado pela síntese do gás natural.
    Já a biomassa gasosa é encontrada nos efluentes agro pecuários provenientes da agro indústria e do meio urbano.


Sem comentários: